Este slideshow necessita de JavaScript.

“A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.”

Pensando nisso, no último dia 17 o centro de multimeios da escola Adriano Nobre realizou uma oficina de poesia. A mesma tinha por objetivo familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia, para que assim ele possa:
– Despertar o prazer pela leitura de poemas.
– Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
– Recitar poesia explorando os recursos existentes.
– Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
– Destacar autores consagrados
– Resgatar sentimentos e valores.

Iniciamos a oficina partindo do conhecimento prévio dos alunos sobre poesia para que a partir daí, pudéssemos ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições.

Foi organizada uma roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.

Em seguida, foi proporcionado uma conversa com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes). Na sequência, os alunos apresentaram poesias de autores escolhidos pelas turma. E, finalizaram o momento, declamando poesias produzidas por eles mesmos.

A oficina serviu de pressuposto para que os alunos organizassem um recital de poesias famosas para serem declamadas em um próximo encontro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s