Este slideshow necessita de JavaScript.

DIA DO NORDESTINO

A data é uma homenagem a Catullo da Paixão Cearense, poeta, músico e compositor brasileiro, nascido em 8 de outubro de 1863, natural de São Luís do Maranhão, sua mais famosa composição, Luar do Sertão, é considerado o hino do sertanejo.

Para a comemoração, pensou-se num dia inteiro de atividades divertidas e que transmitissem para os alunos os costumes e valores nordestinos. A manhã foi iniciada com a dramatização do conto “O velho, o menino e o burro”; houve um momento no auditório com as turmas para a apreciação de apresentações teatrais e números musicais acerca da temática; nos intervalos ocorreram brincadeiras e o cardápio do dia foi elaborado com comidas típicas.

 Foi um dia tipicamente nordestino com destaque para o bom humor, traço bem característico desse povo e da escola Adriano Nobre.

 A comemoração alcançou seu objetivo na medida em que possibilitou um dia muito divertido, além de fomentar o orgulho de pertencer a esta região.

»

  1. Claudeny Patrício disse:

    esse dia foi muito importante tanto quanto para os alunos e para todos os nordestino!!!!!
    gostei muito…

  2. Roberto Azevedo disse:

    “Semana do Catullo” de 04 à 11 de outubro de 2012.

    Evento Nacional com Ações Culturais Obra de Catullo da Paixão Cearense.
    A Obra de Catullo abrange Música, Literatura, Teatro e Cinema possibilitando inclusive Espetáculos de Artes Integradas.
    Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como textos que podem servir de base a produção de espetáculos, saraus, recitais, peças teatrais, musicais…, envie email de confirmação ao evento para:
    semanadocatullo@gmail.com

    Justificativa e Relevância Cultural

    Catullo da Paixão Cearense, foi o civilizador do Violão, instrumento altamente rejeitado, nos lares mais modestos, Catullo, o introduziu nos salões nobres, mudando definitivamente a história da Musica Popular Brasileira.
    Autor do Primeiro Chôro a ser Gravado ( Flôr Amorosa), Precursor do Modernismo, criador de um estilo literário genuinamente brasileiro.
    Foi considerado um cantor único e completo, recebeu críticas extremamente favoráveis, tanto no que diz respeito ao seu timbre , quanto a dicção, bem como interpretação e repertório.
    Como organizador e poeta reuniu coleções de Lundus, modinhas e cançonetas ( incluindo diversos poemas de sua autoria), que além de raríssimo registro histórico, foram a delícia de gerações.
    Poeta de um estro único e de uma capacidade filosófica rara, atingiu com a mesma intensidade o mais modesto cidadão e a elite intelectual; seus livros foram um sucesso após outro e Catullo crescia em popularidade .
    Escreveu ,ao todo, 26 Obras; Cantou o Sertão, o Amor à Mulher, a Natureza.
    Como Professor, desenvolveu um método de alfabetização, com o qual teve êxito em sua empresa, de alfabetizar adultos e jovens; atirava aos alunos letras coloridas e recortadas em papel cartão, o que tornava a aula lúdica e atrativa.
    Compôs centenas de letras, dentre elas: Luar do Sertão, Ontem ao Luar, Cabôca D’icaxangá, Flor de Maracujá, Vai Oh meu Amor ao campo Santo! …
    Traduziu clássicos da literatura francesa, espanhola com uma fidelidade que impressionava os próprios autores como por exemplo: Salvador Rueda.
    Catullo o maior Poeta do Brasil, e o mais Brasileiro dos Poetas, recebeu todas as glórias em vida; a Obra de Catullo ficou durante muitos anos fora do mercado editorial, fato que privou as gerações mais recentes de conhecê-la.
    Devido a relevância Cultural da Obra de Catullo da Paixão Cearense, O Resgate que será o resultado desta Adesão será, sem dúvida, um grande feito pela preservação e valorização da cultura nacional e de uma obra riquíssima em imagens, filosofia e beleza.
    semanadocatullo@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s